sábado, 28 de março de 2009

RibeirãoShopping recebe exposição 'Leonardo da Vinci, o Gênio do Futuro'


Evento com réplicas, miniaturas e textos
explicativos dos projetos de Leonardo da Vinci,
é uma parceria entre o shopping e
a Casa Brasil, braço cultural da
Companhia Brasileira de Multimídia


Algumas das mais visionárias e engenhosas invenções do mestre do Renascimento Italiano, Leonardo da Vinci, poderão ser vistas de 17 de março à 19 de abril, no Átrium do RibeirãoShopping. São 35 peças artesanais, em tamanho real e miniaturas, que compõem a exposição “Leonardo da Vinci, o Gênio do Futuro”.

Cada uma das peças é complementada por um painel explicativo, muitas vezes com trechos escritos pelo próprio Leonardo sobre suas invenções. Para a construção das peças, muitas delas apenas projetadas, mas nunca executadas pelo gênio italiano, foram utilizados desenhos originais, fragmentos de estudos e anotações do artista. Para dar ainda mais autenticidade aos inventos, foram utilizados na confecção das peças apenas materiais da época como madeira, bronze, algodão e corda.

“Esta é realmente uma exposição que se destaca pelo cuidado histórico e pela atenção na construção das peças”, afirma o gerente de marketing do RibeirãoShopping, Cleiton Martins. A Exposição foi idealizada pela empresa italiana Contemporanea Progetti, com sede em Florença, e chega à Ribeirão Preto por meio de uma parceria do RibeirãoShopping com a Casa Brasil, braço cultural da Companhia Brasileira de Multimídia, empresa que controla o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil. A Casa Brasil é especializada em empreendimentos culturais, como exposições, conferências e palestras, workshops e publicações especiais.

Peças - O visitante poderá mergulhar na mente de Leonardo da Vinci e entender um pouco mais do talento do principal representante do Renascimento italiano também como projetista. Alguns dos estudos e das réplicas apresentados na exposição são considerados passos iniciais para a criação de inventos que revolucionaram o modo de viver da humanidade, como o primeiro projeto de um submarino, a primeira draga para limpezas de rios e a máquina de levantar peso, que deu origem ao macaco hidráulico.

As máquinas são divididas em categorias, de acordo com seus usos: Máquinas de Água, como é o caso da draga, do casco duplo para embarcações e da maneira de caminhar sobre a água; Máquinas de Ar, tendo como exemplo o pára-quedas e o parafuso aéreo; Máquinas de guerra como a catapulta e a escada e as Máquinas Civis, que é o caso da bicicleta.

A bicicleta é, inclusive, o exemplo mais claro da capacidade de Da Vinci em antecipar em séculos as invenções que hoje nos parecem banais. Este projeto do gênio italiano foi reconstruído em tamanho real e também faz parte do acervo da mostra. Seus conhecimentos de anatomia também o permitiram imaginar um homem com asas, projeto que foi abandonado e deu lugar a outras máquinas voadoras. Diante da certeza de que o homem conseguiria voar Leonardo também criou de um pára-quedas.

“Além de observar a influência das obras do Leonardo da Vinci nos dias atuais, o mais extraordinário é tentar imaginar como foi a receptividade destas idéias na sociedade de 500 anos atrás”, completa Martins.

Exposição: “Leonardo da Vinci, o Gênio do Futuro”
Local: RibeirãoShopping - Piso Nova Aliança - Alameda Gourmet
Data: 17 de março à 19 de abril
Horários: das 10h às 22h


Texto retirado do site:

http://www.movimentodasartes.com.br/htm/mda_ac/ac_00.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário