sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ARTE GÓTICA - RESUMO

Desde Filipe Augusto (1165-1223) a monarquia francesa tinha um objetivo: enfraquecer os senhores feudais, donos de territórios e exércitos frequentemente maiores que os do próprio rei.





Assim, quando os servos da gleba (trabalhadores ligados à terra, que dependiam exclusivamente do seu senhor), pressionados por pesadas obrigações impostas pela nobreza feudal, começaram a fugir para as cidades, a monarquia protegeu-os.







Cada homem que escapava era um soldado e um trabalhador a menos nas fileiras do senhor. Enfraquecer os nobres era um forma de fortalecer o rei, e o rei queria centralizar o poder.





Em 1287, Filipe IV, o Belo, deu um passo decisivo nesse sentido: regulamentou o direito dos burgueses (os habitantes do burgo, a cidade medieval), garantindo-lhes o apoio e a simpatia reais.





A meta do fugitivos do campo era modesta: trabalhar nos burgos a troco de um salário.






Aos poucos foram-se reunindo em pequenas associações, sob as ordens de um mestre, e depois, fortalecidos, organizaram-se em corporações profissionais que guardavam os segredos de cada ofício.







A população das cidades cresceu tanto que a Igreja teve de se adaptar aos novos tempos. Opiniões se levantaram contra a reclusão dos monges nos mosteiros, sustentando a necessidade de os religiosos catequizarem na agitação da cidade.






A universidade de Sorbonne, fundada em 1257, tornou-se o posto avançado das novas idéias religiosas.
Foi nesse novo mundo, as cidades, e sob o patrocínio da Igreja, que surgiram as primeiras manifestações da arte gótica: as catedrais.





Corporações de artesãos eram contratadas pelo bispados para erguer esse imponentes edifícios de pedra, que se constituíram no próprio símbolo da cidade.





A Igreja foi, de fato, o maior cliente dos artistas e artesãos da época. Arquitetura, escultura, pintura e demais manifestações do período gótico (séculos XII a XIV) são obras anônimas, fruto das corporações de profissionais. Mesmo quando uma abra é atribuída a um mestre, em geral ele não a fez sozinho.





O estilo gótico não se limitou à França nem se manteve inalterado ao longo dos dois séculos de existência. Foi adotado por outros países, como a Alemanha, a Inglaterra e a Espanha, onde sofreu algumas variações.





Nenhuma, porém, alterou sua característica principal: a verticalidade, presente nas catedrais e nas figuras alongadas dos vitrais, tapeçarias, estatuária e pintura.






De modo geral, pode-se dizer que quase todas as manifestações da arte gótica são complementares à arquitetura. A escultura tinha uma função decorativa, dentro e fora das construções.






Sobre os pórticos e ao seu redor, nas arquivoltas, em todos os cantos das paredes laterais, desfilam Cristos e Virgens, santos e profetas, narrando episódio da história sacra. São figuras esguias, um pouco rígidas em sua postura, mas a fisionomia tenta exprimir emoções.






À medida que se avança no período gótico, observa-se que as figuras ganham cada vez mais movimento e que existe uma preocupação em aproximá-las de modelos da realidade.




Uma das mais importantes manifestações do período gótico são as iluminuras, pinturas de dimensões reduzidas, feitas em aquarela ou têmpera, destinadas a ilustrar manuscritos. As cenas são religiosas ou representam aspectos da vida cotidiana. Já os temas dos afrescos

40 comentários:

  1. e um resumo???
    ou um livro???
    texto podre!!
    ass:professor francisco de mendonças cavalcante.

    ResponderExcluir
  2. QUERIA UM RESUMO DE ARTES NAO DE

    HISTORIA

    ResponderExcluir
  3. exelentissimo resumo! e nao se icomode com alguns comentarios ignorantes de pessoas grosseiras.

    ResponderExcluir
  4. que porcaria é essa era pra ser um resumo e ñ a história toda...

    ResponderExcluir
  5. achei o texto muito bom mas poderia ser um pouco mais resumido

    ResponderExcluir
  6. isso e tudo uma puta que te pariu

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi site tão pobre, no que se refere a conteudo!

    Aliás, é melhor demitir o cara que digitou essa "biblia" kkkk

    ResponderExcluir
  8. Eu queria um resumo e não o que tem dentro do livro tá horrível.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o primeiro. precisava disso pra artes ñ pra história.

    ResponderExcluir
  10. eu pedi um resumo não um texto de história,ta loco parece mais um texto completo não um resumo

    ResponderExcluir
  11. muito bom o texto me ajudou muito.bjossss

    ResponderExcluir
  12. Texto kkkk isso eo resumo do resumo da arte gotica se vc ver a metade da historia no meu livro so tem 55 paginas a historia toda e quase um livro literalmente falando

    ResponderExcluir
  13. que podre afff coloca augo que preste

    ResponderExcluir
  14. valeu! facilitou um poukinho mas poderia ser melhor!

    ResponderExcluir
  15. vlw vou tirar tres no trabalho

    ResponderExcluir
  16. meu filho vc que e o penultimo que comento vc vai tira um (tres) em artes eu n sei mais sei que em portugues vc tira um zero por que 3 escreve assim Três antes de fala mal dos outros se corrija ta bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sabia que ele era seu filho hahahahhaha vê se cuida da sua vida

      Excluir
  17. vcs falam mal de quem fez mais se vcs fossem tao bom vcs n tariam na net procurando resposta sim ja tinha fazido entao vcs vao se fudeeeee por que eu so do rio de janeiro e vim de nova york e so pode de rica se duvida me liga numero :81235459 a meu nome e kesha damasco

    ResponderExcluir
  18. k massa eu amo isso!!!

    <3

    ResponderExcluir
  19. gostei muito solucionou o meu probelma!!

    ResponderExcluir
  20. Nossa estava procurando um resumo ñ um livro inteiro e outra falou , falou e ñ explicou nada.
    Ve se melhora isso aqui !!

    ResponderExcluir
  21. esse texto foi d+ + era se fosse mais resumido

    ResponderExcluir
  22. Poxa , amei o texto , se vocês queriam um RESUMO façam vocês mesmo e tentem usar essa porcaria de cérebro , porque eu aposto que a proposta do seu professor não foi você copiar e colar tudo da internet e sim tentar PENSAR , como gente descente ! Se queriam um bom façam vocês mesmos .

    ResponderExcluir
  23. ate eu q sou priguisosa achei massa d+++++ eses pau no cu devia era criar vegonha e se calar pq ate calados eles estao errados

    ResponderExcluir
  24. este site é uma porcaria porque diz, mas não diz nada!

    ResponderExcluir
  25. Excelente o texto. Resumido e bastante explicativo. Obrigada!!!
    Ana.

    ResponderExcluir
  26. Não ligue para alguns comentários, se essas pessoas tivessem capacidade mental maior que a de uma criança de 9 anos não estariam procurando resumo na internet e sim fazendo seu próprio resumo,então é de se esperar que não entendam nada de resumo muito menos de arte.

    ResponderExcluir
  27. as pessoas ainda tentão ajudar e é isso que recebe em troca,que orror essas pessoas n tem o que fezer,eu vi o outro texto e comparado ao que era esse e bem melhor.me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  28. Ajudou pra caramba
    Continue publicando assim

    ResponderExcluir
  29. affs , ficou otimo.. me ajudou mt no trabalho escolar!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi, sou o pinto duro ha que bosta puta que PARIÚ

    ResponderExcluir
  31. nao velho concordo eu tou precisano pra artes nao hiatori que merda

    ResponderExcluir
  32. Gostei. Ajudou-me bastante a ter uma ideia desse período da História da Arte. Lamento que alguns ainda não tenham compreendido que a Arte só pode ser compreendida dentro do seu contexto histórico. Agradeço à pessoa que dedicou um pouco do seu tempo e saber para nos esclarecer.

    ResponderExcluir
  33. eu queria artes não historia que me**a. Isso pra mim parece historia se eu quisesse historia eu falava.

    ResponderExcluir